DECRETO Nº 111, DE 09 DE JULHO DE 2019

 

CRIA A COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS (CPAD) E DEFINE SUAS ATRIBUIÇÕES.

 

Texto compilado

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE CARIACICA – ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo artigo 90, incisos IX e XII da Lei Orgânica Municipal de Cariacica, decreta:

 

Art. 1º Fica criada no âmbito do Poder Executivo Municipal, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD, com a finalidade de viabilizar, treinar e acompanhar a avaliação e descarte dos documentos públicos, a partir do Plano de Classificação de Documentos e Tabela de Temporalidade do Município de Cariacica.

 

Art. 2º A CPAD fica subordinada administrativa e tecnicamente a Secretaria Municipal de Gestão – SEMGE.

 

Art. 2º A CPAD fica subordinada administrativamente e tecnicamente a Secretaria Municipal de Gestão – SEMGE, assim como à Coordenação de Arquivo Público Municipal, devendo relatar por escrito todas as ações relacionadas às questões documentais do Município. (Redação dada pelo Decreto n° 78/2022)

 

Parágrafo único. A CPAD é soberana no exercício de suas funções, respondendo seus membros solidariamente pelos atos praticados.

 

Art. 3º A CPAD deverá ser constituída de grupo multidisciplinar de servidores estatutários com 01 (um) Presidente, e até 04 (quatro) membros. Deverão compor a comissão:

 

1. 01 (um) Arquivista lotado na SEMGE, que desempenhará a função de Presidente.

 

2. 01 (um) Servidor da SEMGE – Arquivo Público

 

3. 01 (um) Servidor da SEMGE – Gestão de Pessoas

 

4. 02 (dois) Servidores Municipais indicados de acordo com as necessidades dos trabalhos. (Finanças, Educação, Saúde)

 

§ 1° Nas ausências, afastamentos e impedimentos legais do Presidente da CPAD, assume automaticamente a presidência o membro com maior tempo de serviço no quadro de servidores estatutários do Município de Cariacica, efetuando-se registro em ata.

 

Art. 3º A CPAD deverá ser constituída de grupo multidisciplinar composto por servidores, preferencialmente estatutários, sendo 01 (um)presidente com graduação em arquivologia. Deverão compor a comissão:  (Redação dada pelo Decreto n° 78/2022)

 

 I - 01 (um) Presidente, preferencialmente com formação em Arquivologia; (Dispositivo incluído pelo Decreto n° 78/2022)

 

II – 02 (dois) servidores da SEMGE - Arquivo Público; (Dispositivo incluído pelo Decreto n° 78/2022)

 

III - 01 (um) servidor da SEMGE – Gestão de Pessoas; (Dispositivo incluído pelo Decreto n° 78/2022)

 

IV - 01 (um) servidor da SEMFI; (Dispositivo incluído pelo Decreto n° 78/2022)

 

V - 01 (um) servidor da SEMDEFES; (Dispositivo incluído pelo Decreto n° 78/2022)

 

VI - 01 (um) servidor da SEMUS; (Dispositivo incluído pelo Decreto n° 78/2022)

 

VII - 01 (um) servidor da SEMDEC; (Dispositivo incluído pelo Decreto n° 78/2022)

 

VIII - 01 (um) servidor da PROGER; (Dispositivo incluído pelo Decreto n° 78/2022)

 

IX - 01 (um) servidor da SEMSERV; (Dispositivo incluído pelo Decreto n° 78/2022)

 

X - 01 (um) servidor da SEMDECIT; e (Dispositivo incluído pelo Decreto n° 78/2022)

 

XI – 01 (um) servidor indicado de acordo com as necessidades dos trabalhos. (Dispositivo incluído pelo Decreto n° 78/2022)

 

§ 1º Nas ausências, afastamentos e impedimentos legais do Presidente da CPAD, assume automaticamente o Coordenador do Arquivo Público Municipal de Cariacica, efetuando-se registro em ata. (Redação dada pelo Decreto n° 78/2022)

 

§ 2° A CPAD poderá solicitar, sempre que houver necessidade, a participação de profissionais ligados aos diversos campos do conhecimento que possam contribuir com os trabalhos de avaliação dos documentos, tais como: médicos, historiadores, sociólogos e outros.

 

§ 3° A CPAD reunir-se-á de acordo com o plano de trabalho estipulado pelo Presidente da Comissão em dias e horários devidamente estipulados.

 

§ 4° As reuniões serão registradas em atas, sendo de responsabilidade da (o) presidente a elaboração, recolhimento de assinatura dos membros participantes e arquivamento das atas.

 

§ 5° A ausência injustificada de qualquer membro da CPAD, por 03 (três) reuniões sucessivas, no período de 1 (um) ano, ensejará sua substituição.

 

§ 6º Fica liberada a participação do servidor nomeado no cargo de Coordenador de Arquivo Público nas reuniões da CPAD, sempre que achar necessário, caso não esteja nomeado como membro. (Dispositivo incluído pelo Decreto n° 78/2022)

 

Art. 4° Os trabalhos de avaliação desenvolvidos pela CPAD e pelas demais Secretarias, deverão seguir os critérios do Decreto Nº 069/2019, que institui o Plano de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade Documental e da Instrução Normativa Nº 01/2019, que implanta na Administração Municipal de Cariacica os procedimentos de transferência de documentos ao Arquivo Público Municipal.

 

Art. 5° São atribuições da CPAD:

 

I – Revisar, periodicamente, a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos e o Plano de Classificação de Documentos em função da produção ou supressão de novos documentos, e da evolução da legislação;

 

II - Aprovar as amostragens, que consistem em fragmento representativo de um conjunto de documentos destinado à eliminação, selecionado por meio de critérios qualitativos (estudo das características informacionais do tipo documental) e quantitativos (análise estatística).

 

III - Propor critérios de organização, racionalização e controle da gestão de documentos e arquivo;

 

IV - Promover o levantamento e a identificação das séries documentais produzidas, recebidas ou acumuladas na Administração Municipal de Cariacica;

 

V - Solicitar a colaboração de auxiliares temporários para o desenvolvimento dos trabalhos, em razão de sua especificidade ou volume;

 

VI - Acompanhar os trabalhos de organização, racionalização e controle de arquivos e documentos da Administração Municipal de Cariacica, visando o estabelecimento de rotinas de eliminação ou envio para guarda permanente;

 

VII - Elaborar a relação dos documentos a serem eliminados ou remetidos para a guarda permanente;

 

VIII - Coordenar o trabalho de seleção e preparação de material dos conjuntos documentais a serem eliminados, deixando-os disponíveis para eventuais verificações;

 

IX - Designar 02 (dois) representante da CPAD para presenciar a eliminação dos documentos, lavrando a respectiva ata;

 

IX – Designar 01 (um) representante da CPAD para presenciar a eliminação dos documentos, lavrando a respectiva ata; (Redação dada pelo Decreto n° 78/2022)

 

X – Propor políticas de preservação dos documentos de arquivo produzidos, recebidos e acumulados pelos órgãos do Município de Cariacica;

 

Art. 6º A CPAD só poderá exercer suas atribuições com o quórum (quantidade) mínimo de 50% (cinquenta por cento) mais um de seus membros.

 

Art. 7º Os membros da CPAD terão um mandato de 1 (um) ano, podendo ser renovado por igual período.

 

Art. 6° A CPAD só poderá exercer suas reuniões com o quórum (quantidade) mínimo de 50% (cinquenta por cento) mais um de seus membros. (Redação dada pelo Decreto n° 78/2022)

 

Art. 7º Os membros da CPDA terão um mandato de 2(dois) anos, podendo ser renovado por igual período. (Redação dada pelo Decreto n° 78/2022)

 

Art. 8º Os trabalhos realizados em função desta comissão não serão remunerados.

 

Art. 9º As alterações da composição da CPAD, quando necessária, serão efetuadas por meio de Portaria do Chefe do Poder Executivo Municipal.

 

Art. 10 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 11 Ficam revogadas as disposições em contrário.

 

Cariacica-ES, 09 de julho de 2019.

 

GERALDO LUZIA DE OLIVEIRA JUNIOR

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Cariacica.