O PREFEITO MUNICIPAL DE CARIACICA – ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo inciso IX do Art. 90, da Lei Orgânica Municipal de Cariacica, decreta:
Art. 1º Fica alterada a redação do art. 11 do Decreto nº 191, de 10 de dezembro de 2014, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“.......................................................................................................
Art. 11 Para fins de avaliação do servidor em estágio probatório, promoção e progressão, incluindo a via recursal, observar-se-ão os anexos I, II e III deste Decreto.
.......................................................................................................”
Art. 2º Fica alterada a redação do inciso IV do art. 13 do Decreto nº 191, de 10 de dezembro de 2014, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“.......................................................................................................
Art. 13
........................................................................................................
IV – Encaminhar via e-mail a Coordenação de Avaliação de Desempenho Funcional da Gerência de Gestão de Pessoas – SEMGE, os formulários de avaliação devidamente preenchidos (pela chefia e pelo servidor).
.......................................................................................................”
Art. 3º Fica alterada a redação dos incisos I, III e IV do art. 13A do Decreto nº 191, de 10 de dezembro de 2014, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“.......................................................................................................
Art. 13A ..........................................................................................
I – Receber a relação dos servidores que serão avaliados;
.......................................................................................................”
III – Receber da Coordenação de Avaliação de Desempenho Funcional da Gerência de Gestão de Pessoas – SEMGE, os formulários de resumo da avaliação de desempenho funcional homologados pela CADEF, que constará o resultado final da avaliação de desempenho;
IV – Notificar e dar ciência aos servidores, via e-mail, do resultado final da avaliação de desempenho.”
Art. 4º Fica alterada a redação dos incisos I, II e III do art. 13B do Decreto nº 191, de 10 de dezembro de 2014, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 13B .........................................................................................
I – Preencher a auto avaliação recebida e encaminhar via e-mail ao chefe imediato;
II – Acompanhar os prazos de envio da avaliação, de modo a garantir o recebimento pela GGP/CADF;
III – Tomar ciência do resultado da avaliação junto aos NAOF’s das Secretarias Municipais ou nas Coordenações de Recursos Humanos da SEME ou SEMUS.”
Art. 5º Fica alterada a redação do art. 15 do Decreto nº 191, de 10 de dezembro de 2014, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“.......................................................................................................
Art. 15 A Avaliação Periódica de Desempenho Funcional inserta pelo artigo 32, III da Lei Municipal nº 4.761/2010, dar-se-á através do formulário contido no Anexo II deste Decreto, devendo ser assegurada a realização de, no mínimo, 03 (três) avaliações periódicas de desempenho do servidor ao longo do interstício de 03 (três) anos de efetivo exercício no padrão de vencimento do cargo em que se encontre o servidor.
.......................................................................................................”
Art. 6º Fica alterada a redação do art. 17 do Decreto nº 191, de 10 de dezembro de 2014, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“.......................................................................................................
Art. 17 A Avaliação Periódica de Desempenho Funcional inserta pelo artigo 32, III da Lei Municipal nº 4.761/2010, dar-se-á através do formulário contido no Anexo II deste Decreto, devendo ser assegurada a realização de, no mínimo, 03 (três) avaliações periódicas de desempenho do servidor ao longo do interstício de 03 (três) anos de efetivo exercício no cargo e na classe em que se encontre o servidor.
.......................................................................................................”
Art. 7º Fica alterada a redação do art. 17A do Decreto nº 191, de 10 de dezembro de 2014, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“......................................................................................................
Art. 17A Fica estabelecido o período de 15 de fevereiro até 31 de maio de cada ano para realização da entrega das Avaliações Anuais dos Servidores Municipais, cujas demais regras estão estabelecidas na Lei Complementar nº 029/2010, na Lei nº 4761/2010 e no Decreto nº 191/2014 e posteriores alterações.
.......................................................................................................”
Art. 8º O Anexo II do Decreto nº 191/2014, fica substituído pelo Anexo II deste Decreto, e passa a integrar o Decreto nº 191/2014.
Art. 9º Fica revogado o Anexo IV do Decreto nº 191/2014.
Art. 10 Este Decreto entre em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 31 de janeiro de 2020, permanecendo inalterados os demais dispositivos do Decreto nº 193/2013.
Art. 11 Revogam-se todas as disposições em contrário.
Cariacica-ES, 31 de janeiro de 2020.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Cariacica.
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FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO | NÃO GESTORES
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INSTRUÇÕES: |
NÍVEIS DE ESCALA: |
||||
A avaliação de
desempenho é composta por dois tipos de avaliação, avaliação por competências
e avaliação por potencial; |
NOTAS |
NÍVEL |
|||
O colaborador
avaliado deverá preencher somente a avaliação por competências |
. |
. |
|||
Avaliado: Preencha a
coluna "AUTO AVALIAÇÃO" com notas de 1 a 10 para cada indicador;
(coluna "E" do Excel). |
1, 2, 3 e 4. |
Insatisfatório |
|||
Leia atentamente a
descrição de cada indicador e avalie o seu desempenho. |
5 e 6. |
Regular |
|||
O preenchimento de
todos os indicadores expostos é obrigatório; |
7 e 8. |
Bom |
|||
Após o preenchimento
da auto avaliação salve o arquivo e envie para seu gestor; |
9 e 10. |
Excelente |
|||
AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA NÃO
GESTORES |
|||||
B |
PREPARO E
QUALIFICAÇÃO |
AUTO AVALIAÇÃO |
AVALIAÇÃO DO GESTOR |
||
B1 |
Conhecimento Técnico
Profissional |
Detém os
conhecimentos, habilidades e experiência necessários às suas atividades,
aplicando recursos teóricos e práticos para sua realização. Expressa
autoconfiança nas informações, atividades e serviços prestados sob a sua
responsabilidade. |
|
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|
B2 |
Capacidade Analítica |
Identifica,
interpreta e avalia diferentes tipos de dados, relacionando-os de forma
lógica e com sentido crítico. Sabe como avaliar a qualidade dos registros
internos. |
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|
B3 |
Organização |
Planeja e organiza adequadamente
suas tarefas, materiais, documentos e outros que utiliza para realização de
seu trabalho. |
|
|
|
B4 |
Comunicação |
Escuta de maneira
atenta e expressa suas ideias, verbalmente e por escrito, usando uma
linguagem clara e objetiva e certificando-se do entendimento das mensagens
transmitidas ou recebidas. Adota o meio de comunicação adequado ao conteúdo e
contexto da informação. |
|
|
|
B5 |
Capacidade de
Negociação |
Negocia com habilidade
com fornecedores, prestadores de serviços e usuários, observando regras,
acordos e contratos. |
|
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|
B6 |
Introdução de novas
Práticas |
Executa atividades
de forma crítica, sugere e implanta novas práticas de trabalho visando a melhoria
das atividades e processos. |
|
|
|
B7 |
Geração de
Conhecimento |
Busca, sistematiza,
registra e dissemina o conhecimento, de modo a transformá-lo em vantagem para
a entidade. |
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B8 |
Autodesenvolvimento |
Procura evoluir pessoal,
profissional e intelectualmente, buscando aperfeiçoamento e atualização
contínua de seus conhecimentos. |
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|
|
C |
CAPACIDADE DE
TRABALHO EM EQUIPE |
AUTO AVALIAÇÃO |
AVALIAÇÃO DO GESTOR |
||
C1 |
Interação |
Interage e mantém bom
relacionamento com seus pares, superiores e outras equipes, contribuindo para
o trabalho das outras áreas. Atende aos clientes interno e externo, de forma
prestativa, segura e com competência técnica, dando resposta aos seus pedidos
e sugestões, de modo a valorizar o relacionamento. |
|
|
|
C2 |
Interlocução |
Expressa-se de
maneira clara e objetiva, ouve os outros e dá respostas consistentes e
educadas. Escuta e transmite ideias de forma efetiva, utilizando
procedimentos formais e informais e proporcionando dados concretos para
apoiar observações e conclusões. |
|
|
|
C3 |
Cooperação |
Coopera no
compartilhamento de ideias, atividades e soluções com os membros da equipe e
das demais áreas. Põe-se à disposição espontaneamente para executar outros
serviços e auxiliar colegas, de acordo com as necessidades e possibilidades. |
|
|
|
C4 |
Motivação/Habilidade
com pessoas |
Bom relacionamento
interpessoal e demonstra capacidade de motivar seus colegas e colaboradores. |
|
|
|
D |
COMPROMISSO COM
RESULTADOS |
AUTO AVALIAÇÃO |
AVALIAÇÃO DO GESTOR |
||
D1 |
Orientação para
Eficiência e Eficácia |
Concretiza com
eficácia e eficiência os objetivos de seu trabalho, cumprindo as tarefas que
lhe são atribuídas com qualidade, sem erros e nos prazos estipulados.
Preocupa-se com os custos e atua para o uso racional dos recursos da
entidade, atendendo ao padrão final de qualidade, sem desperdícios de
material e nos prazos pactuados. |
|
|
|
D2 |
Busca de Orientação |
Busca orientação
para solucionar problemas/dúvidas do dia-a-dia diante de situações
imprevistas. |
|
|
|
D3 |
Foco em Superação |
Esforça-se sempre
para superar os resultados estabelecidos previamente, levando em consideração
recursos, prazos, custos e qualidade. |
|
|
|
D4 |
Assiduidade/Pontualidade |
Capacidade do
funcionário ser pontual, observando os períodos determinados para entrada e
saída, intervalos e refeições, bem como, o cumprimento da carga horária
definida para o cargo ocupado, e ter um bom histórico de assiduidade. |
|
|
|
D5 |
Produtividade |
Capacidade do
servidor produzir resultados satisfatórios atingido as metas estipuladas
em período de tempo especificado; relativas às atribuições do seu cargo, |
|
|
|
E |
VISÃO INSTITUCIONAL |
AUTO AVALIAÇÃO |
AVALIAÇÃO DO GESTOR |
||
E1 |
Interesse pela
Instituição |
Procura conhecer a estrutura
e funcionamento da entidade e os principais produtos e serviços por ela
oferecidos. Compreende seu papel nos processos da entidade e tem uma visão
global da dinâmica organizacional e das relações entre os processos. Conhece
os impactos de seu trabalho nas atividades dos outros colegas/áreas. |
|
|
|
E3 |
Visão dos Usuários |
Identifica e
compreende as necessidades dos usuários e suas expectativas com relação à
qualidade dos serviços da entidade. Busca alternativas para atender
participantes e outras partes interessadas, sempre observando as leis,
contratos e regulamentos pertinentes. |
|
|
|
E4 |
Articulação |
Articula-se com a
equipe e promove a melhoria do relacionamento profissional com as outras
áreas, buscando parcerias internas e externas para solução de problemas e
consecução dos objetivos da entidade. |
|
|
|
F |
CARACTERÍSTICAS
COMPORTAMENTAIS |
AUTO AVALIAÇÃO |
AVALIAÇÃO DO GESTOR |
||
F1 |
Equilíbrio/Maturidade |
Realiza seu trabalho
de forma equilibrada e convive bem com adversidades, pressões, imprevistos,
obstáculos e conflitos. Recebe bem críticas e as trata adequadamente,
admitindo erros sem "caçar culpados", apresentando baixo índice de
desculpas ou pretextos. |
|
|
|
F2 |
Relacionamento
Interpessoal (Habilidade com pessoas). |
Trata a todos com
respeito, simpatia, presteza e educação, independentemente da hierarquia e do
público, buscando um clima de harmonia, confiança e cooperação. Demonstra
paciência e capacidade de conviver com diferenças (ritmo, estilo,
pensamentos, etc.). Tem habilidade para dizer “o que precisa ser dito”. |
|
|
|
F3 |
Iniciativa |
Antecipa-se, tirando
proveito de oportunidades e não deixando acontecer falhas que possam ser
evitadas. Demonstra iniciativa diante de imprevistos e pressões. |
|
|
|
F4 |
Automotivação |
Demonstra capacidade
de automotivação e apresenta energia para implantação de mudanças. |
|
|
|
F5 |
Empatia |
Consegue colocar-se no
lugar do outro para compreendê-lo sob o ponto de vista dele. |
|
|
|
F6 |
Discrição |
Trata com
confidencialidade os dados da entidade. |
|
|
|
F7 |
Disciplina |
Apresenta-se em seu local
de trabalho no horário. Cumpre as normas da entidade e os compromissos de
trabalho (reuniões, treinamentos, etc.). Zela pelos bens da entidade. |
|
|
|
F8 |
Capacidade de
Concentração |
Mantém, durante o tempo
necessário, a atenção focada nos processos e nos assuntos que estão sendo
tratados. |
|
|
|
F9 |
Dedicação |
Maneira de o
servidor entregar-se com afinco ao trabalho. Não poupar esforços para atingir
os objetivos que lhe cabem. Não recusar serviços dentro do contexto do seu
trabalho. |
|
|
|
F10 |
Disponibilidade |
Ser confiável quanto
ao cumprimento e acompanhamento de tarefas. Estar disponível para atuar em
horários extraordinários a critério da administração. |
|
|
|
F11 |
Interesse |
Ação do servidor no
sentido de se desenvolver profissionalmente, buscando meios para adquirir
novas competências dentro de seu campo de atuação, e se mostrando receptivo
às críticas e orientações. |
|
|
|
- AVALIAÇÃO DE
POTENCIAL PARA NÃO GESTORES -- |
|||||
- |
- |
- |
- |
- |
|
- |
- |
NÍVEL DE ESCALA E
DESCRIÇÃO: |
NOTA |
NÍVEL |
|
- |
- |
O gestor discorda que
o colaborador avaliado tem potencial de evoluir no indicador: |
1 |
Discorda |
|
- |
- |
O gestor concorda
parcialmente que o avaliado tem potencial de evoluir no indicador: |
2 |
Concorda |
|
- |
- |
O gestor concorda plenamente
que o avaliado tem potencial de evoluir no indicador: |
3 |
Concorda totalmente |
|
- |
- |
- |
- |
- |
|
- |
INDICADOR |
DESCRIÇÃO |
- |
AVALIAÇÃO DO GESTOR |
|
Pot1 |
Orientação para o
Aprendizado |
Apresenta curiosidade
e interesse em aprender coisas novas, não necessariamente ligadas ao trabalho
atual. Demonstra capacidade para tirar proveito de situações e oportunidades
de aprendizado. |
- |
|
|
Pot2 |
Abrangência de
Análise |
Traz pontos de vista
diferentes, mantendo abertura a novas ideias, agregando variáveis não
contempladas por outros. |
- |
|
|
Pot3 |
Compreensão
Interpessoal |
Tem capacidade de
ouvir e compreender as percepções e perspectivas dos demais, procurando
alinhar os interesses de ambas as partes. |
- |
|
|
Pot4 |
Capacidade de
Progressão |
Demonstra capacidade
de assumir, no curto, médio e longo prazos, uma posição ou atividades de
maior amplitude e responsabilidade. |
- |
|
|
Pot5 |
Maturidade Emocional |
Apresenta capacidade
de lidar com situações de stress e/ou pressão e de receber feedbacks como uma
oportunidade para aprender e crescer. |
- |
|
|
Pot6 |
Flexibilidade /
Adaptabilidade |
Adapta-se a mudanças,
a adversidades, a oportunidades e a desafios de mercado, desenvolvendo-se
diante de novos cenários. |
- |
|
|
Pot7 |
Comunicação Escrita |
Redige, de forma
clara, precisa e com profundidade adequada e concisão, textos contendo
informações coletadas, percepções, análises, recomendações e outros
conteúdos. Consolida informações, colocando foco no essencial e
sistematizando em poucas palavras. |
- |
|