O PREFEITO
MUNICIPAL DE CARIACICA, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso das atribuições
legais que lhe são conferidas pelo inciso IX e
XIII, do artigo 90, da Lei Orgânica
Municipal de Cariacica,
CONSIDERANDO as disposições contidas na Lei Federal nº
13.675/2018, em especial a de seu artigo 22, § 5º, que estabelece, como
obrigatório, a criação do Plano Municipal de Segurança e Defesa Social, tendo
como base o Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social;
CONSIDERANDO que, de acordo com o Programa das Nações
Unidas para o Desenvolvimento - PNUD o Plano de Segurança é uma ferramenta de
gestão local utilizada para definir as diretrizes, ações e metas para reduzir e
prevenir a violência urbana, garantindo a vida, liberdade, integridade,
mobilidade urbana e o direito ao trabalho e ao patrimônio das pessoas; Decreta:
Art. 1º Fica aprovado e instituído o PLANO
MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL, no âmbito do Município de Cariacica,
para o período de 2023 a 2032, em atendimento ao disposto no §5º do art. 22 da
Lei Federal nº 13.675/2018, que será regido nos termos do anexo único deste
Decreto.
Art. 2º Caberá a Secretaria Municipal de
Segurança e Defesa Social promover, no período estabelecido de 2023 a 2032, a
execução das metas e compromissos de atuação, a formação, ações, resultados e
avaliações do Plano de que trata este Decreto.
Art. 3º Este
Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Cariacica/ES,
12 de maio de 2023.
Este
texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de
Cariacica.
Maio/2023
SUMÁRIO
1.O MUNICIPIO
DE
CARIACICA..........................................................................04
1.1 RESUMO DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO..........................................................04
1.2 LITORAL
E BACIAS HIDROGRÁFICAS ............................................................05
1.3 AS
QUATORZE REGIÕES DE
CARIACICA........................................................06
2.JUSTIFICATIVA
DO PLANO DE SEGURANÇA .....................................................20
3.OBJETIVO
DO PLANO ...................................................................................20
4.DIAGNÓSTICO
DE VIOLÊNCIA
URBANA...........................................................22
5.
DESAFIOS, AÇÕES E RESULTADOS
ESPERADOS..............................................26
5.1 MEDIDAS
DE COOPERAÇÃO ENTRE MUNICÍPIO E
ÓRGÃOS
FEDERAIS E
ESTADUAIS......................................................................17
5.2 MEDIDAS
NO ÂMBITO DA MUNICIPALIDADE..................................................30
6.ANÁLISE
INSTITUCIONAL...............................................................................34
7.AVALIAÇÃO
E MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE
SEGURANÇA
PÚBLICA......................................................................................46
8. CONCLUSÃO...............................................................................................47
9.
REFERÊNCIAS.............................................................................................48
1. O MUNICÍPIO DE CARIACICA
Prestes a completar 133 anos de sua fundação, no próximo dia
24 de junho, o Município de Cariacica, que faz parte da Região Metropolitana da
Grande Vitória (RMGV), tem 378.603
habitantes, segundo dados
da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), ocupando uma área de 279,718km²,
o que lhe confere 1.246,12hab/km² de densidade demográfica. Sendo assim,
Cariacica tem a terceira maior população do Estado do Espírito Santo.
1.1
RESUMO DA HISTÓRIA DO
MUNICÍPIO
De origem
indígena e com influências das culturas negra e europeia, Cariacica é a imagem
da miscigenação brasileira. Segundo os antigos habitantes, o nome surgiu da
expressão “Cari-jaci-caá”, utilizada pelos índios
para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é
“chegada do homem branco”.
Em
Cariacica, sucessivas etapas do desenvolvimento socioeconômico local determinaram
drásticas alterações nesta estrutura interna, que não foram assistidas por
qualquer ação coordenada de planejamento formal instituído. Desde a colonização
agrícola no século XVII, que instalou unidades portuárias no litoral e no ponto
em que o Rio Bubu deixava de ser navegável, e fundou
o primeiro núcleo urbano num sítio elevado, de onde se dominavam três vales
cultivados, até a condição atual, a centralidade mudou de lugar duas vezes.
A chegada
do minério de ferro pela Ferrovia Vitória-Minas, em 1940, remodelou as antigas
instalações de manutenção e manobra sobre o manguezal de Itanguá,
de 1904, e a localização dos novos postos de trabalho possivelmente resultou no
desenvolvimento do núcleo vizinho, em Itacibá, que
passou a disputar com o primeiro núcleo a condição de centralidade principal.
Posteriormente,
já nos anos 1950, foi criado o arruamento de Campo Grande, num platô ao sul do
vale do Itanguá, a seis quilômetros da Costa, junto à
cancela de travessia da Ferrovia Leopoldina. Inaugurada em 1895, a linha
atravessava fazendas de gado na região e era, certamente, cercada, constituindo
um extenso limite à mobilidade no território.
O núcleo
original se conectava a uma estrutura de rotas regionais hidroviárias que
atendia ao arranjo produtivo agrário, baseado inicialmente na cana-de-açúcar. A
nova centralidade em Itacibá consolidou a rota da
atual Rodovia José Sette, de ligação com o núcleo
original, quando a economia local evoluiu para uma base industrial. A
consolidação de Campo Grande se deve à sua conexão com as rotas das rodovias
BR-262 e BR-101 e a um novo ciclo econômico, de comércio e serviços. (Fonte: www.cariacica.es.gov.br).
1.2 LITORAL
E BACIAS HIDROGRÁFICAS
Cariacica é a porção do território
imediatamente a Oeste da Baía de Vitória, estendendo-se por pouco mais de 26Km
para o Interior, a partir de um litoral com cerca de 7Km de extensão. O
município se estende também para o Sul, por mais 7Km, mas esta porção avança
somente 4,5 Km para o Interior.
Os limites
com os municípios vizinhos são quase inteiramente definidos por elementos
hidrográficos: a partir de nascentes na encosta da Serra do Mar, no Espírito
Santo, o Rio Mangaraí e o Córrego do Sabão correm
para leste e separam Cariacica de Santa Leopoldina. O córrego deságua no Rio
Santa Maria, que é a fronteira com a Serra. Fonte: (www.cariacica.es.gov.br).
1.3 AS QUATORZE REGIÕES DE CARIACICA
O Município
de Cariacica é composto de quatorze regiões, sendo elas:
1.3 REGIONAIS
ADMINISTRATIVAS DE CARIACICA COM RESPECTIVAS POPULAÇÕES
REGIONAL I
Região Administrativa |
BAIRRO |
HOMENS |
MULHERES |
TOTAL |
Região I |
Aparecida |
2.730 |
2.730 |
5.460 |
Flexal I |
1.968 |
1.949 |
3.917 |
|
Flexal II |
3.331 |
3.489 |
6.820 |
|
Nova Canaã |
1.313 |
1.349 |
2.662 |
|
Porto Novo |
3.823 |
3.917 |
7.740 |
|
Porto Santana |
3.250 |
3.483 |
6.733 |
|
Presidente Médici |
3.889 |
4.082 |
7.971 |
|
Retiro Saudoso |
918 |
935 |
1.853 |
|
Total |
21.222 |
21.934 |
43.156 |
|
Fonte: IBGE (2010) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e
Meio Ambiente (SEMDEC).
REGIONAL II
REGIÃO ADMINISTRATIVA |
BAIRRO |
HOMENS |
MULHERES |
TOTAL |
Região II |
Bubu |
668 |
664 |
1.332 |
Campo Verde |
2.133 |
2.168 |
4.301 |
|
Cangaíba |
157 |
110 |
267 |
|
Graúna |
2.053 |
2.148 |
4.201 |
|
Planeta |
627 |
692 |
1.319 |
|
Santana |
3.117 |
3.286 |
6.403 |
|
Santo Antônio |
1.212 |
1.338 |
2.550 |
|
Serra do Anil |
60 |
47 |
107 |
|
Tabajara |
515 |
532 |
1.047 |
|
Vila Prudêncio |
1.422 |
1.481 |
2.903 |
|
Total |
11.964 |
12.466 |
24.430 |
Fonte: IBGE (2010) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e
Meio Ambiente (SEMDEC).
REGIONAL III
REGIÃO ADMINISTRATIVA |
BAIRRO |
HOMENS |
MULHERES |
TOTAL |
Região III |
Itacibá |
3.826 |
4.127 |
7.953 |
Itanguá |
2.800 |
3.076 |
5.876 |
|
Nova Brasília |
2.769 |
2.997 |
5.766 |
|
Nova Valverde |
1.535 |
1.564 |
3.099 |
|
Oriente |
2.239 |
2.373 |
4.612 |
|
Rio Branco |
1.298 |
1.446 |
2.744 |
|
Tucum |
1.489 |
1.426 |
2.915 |
|
Total |
15.956 |
17.009 |
32.965 |
Fonte: IBGE (2010) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e
Meio Ambiente (SEMDEC).
REGIONAL IV
REGIÃO ADMINISTRATIVA |
BAIRRO |
HOMENS |
MULHERES |
TOTAL |
Região IV |
Campo Grande |
6.005 |
6.892 |
12.897 |
Cruzeiro do Sul |
1.997 |
2.221 |
4.218 |
|
Dom Bosco |
1.146 |
1.158 |
2.304 |
|
Morada de Santa Fé |
3.020 |
3.252 |
6.272 |
|
Santa Cecília |
991 |
1.068 |
2.059 |
|
São Conrado |
977 |
1.001 |
1.978 |
|
São Francisco |
3.078 |
3.356 |
6.434 |
|
São Geraldo |
2.304 |
2.432 |
4.736 |
|
Vera Cruz |
1.256 |
1.345 |
2.601 |
|
Vila Capixaba |
2.538 |
2.769 |
5.307 |
|
Vila Palestina |
1.435 |
1.531 |
2.966 |
|
Total |
24.747 |
27.025 |
51.772 |
Fonte: IBGE (2010) e Secretaria Municipal de
Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (SEMDEC).
REGIONAL V
REGIÃO ADMINISTRATIVA |
BAIRRO |
HOMENS |
MULHERES |
TOTAL |
Região V |
Alto Boa Vista |
1.375 |
1.494 |
2.869 |
Alto Lage |
3.116 |
3.435 |
6.551 |
|
Expedito |
1.092 |
1.194 |
2.286 |
|
Itaquari |
1.777 |
1.957 |
3.734 |
|
Sotema |
641 |
758 |
1.399 |
|
Total |
8.001 |
8.838 |
16.839 |
Fonte: IBGE (2010) e Secretaria Municipal de
Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (SEMDEC).
REGIONAL VI
REGIÃO ADMINISTRATIVA |
BAIRRO |
HOMENS |
MULHERES |
TOTAL |
Região VI |
Bandeirantes |
2.668 |
2.800 |
5.468 |
Bela Aurora |
2.814 |
3.013 |
5.827 |
|
Boa Sorte |
2.441 |
2.513 |
4.954 |
|
Jardim América |
3.732 |
4.337 |
8.069 |
|
Sotelândia |
1.035 |
1.125 |
2.160 |
|
Vasco da Gama |
526 |
632 |
1.158 |
|
Vale Esperança |
736 |
836 |
1.572 |
|
Vista Mar |
2.962 |
3.262 |
6.224 |
|
Total |
16.914 |
18.518 |
35.432 |
Fonte: IBGE (2010) e Secretaria Municipal de
Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (SEMDEC).
REGIONAL VII
REGIÃO ADMINISTRATIVA |
BAIRRO |
HOMENS |
MULHERES |
TOTAL |
Região VII |
Alzira Ramos |
1.088 |
987 |
2.075 |
Caçaroca |
214 |
222 |
436 |
|
Castelo Branco |
4.603 |
4.848 |
9.451 |
|
Chácaras União |
73 |
60 |
133 |
|
Jardim Botânico |
3.549 |
3.687 |
7.236 |
|
Jardim de Alah |
1.118 |
1.153 |
2.271 |
|
Rio Marinho |
2.629 |
2.706 |
5.335 |
|
Bela Vista/Santa Catarina |
1.992 |
2.086 |
4.078 |
|
Santa Paula |
228 |
245 |
473 |
|
Vista Linda |
678 |
720 |
1.398 |
|
Total |
16.172 |
16.714 |
32.886 |
|
Fonte: IBGE (2010) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e
Meio Ambiente (SEMDEC).
REGIONAL VIII
REGIÃO ADMINISTRATIVA |
BAIRRO |
HOMENS |
MULHERES |
TOTAL |
Região VIII |
Área não identificada 1 |
101 |
76 |
177 |
Nova Esperança |
1.734 |
1.750 |
3.484 |
|
Nova Rosa da Penha |
6.819 |
7.030 |
13.849 |
|
Padre Matias/Pica-Pau |
274 |
273 |
547 |
|
Porto das Pedras |
7 |
3 |
10 |
|
Porto Engenho |
6 |
3 |
9 |
|
Vila Cajueiro |
71 |
69 |
140 |
|
Total |
9.012 |
9.204 |
18.216 |
Fonte: IBGE (2010) e Secretaria Municipal de
Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (SEMDEC).
REGIONAL IX
REGIÃO ADMINISTRATIVA |
BAIRRO |
HOMENS |
MULHERES |
TOTAL |
Região IX |
Alice Coutinho |
494 |
549 |
1.043 |
Antônio Ferreira Borges |
866 |
872 |
1.738 |
|
Cariacica Sede |
3.221 |
3.334 |
6.555 |
|
Porto de Cariacica |
2.166 |
2.210 |
4.376 |
|
Prolar |
1.613 |
1.679 |
3.292 |
|
Santa Luzia |
1.340 |
1.262 |
2.602 |
|
São João Batista |
991 |
1.014 |
2.005 |
|
Vila Merlo |
1.106 |
1.158 |
2.264 |
|
Total |
11.797 |
12.078 |
23.875 |
Fonte: IBGE (2010) e Secretaria Municipal de
Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (SEMDEC).
REGIONAL X
REGIÃO ADMINISTRATIVA |
BAIRRO |
HOMENS |
MULHERES |
TOTAL |
Região X |
Mucuri |
1.419 |
1.436 |
2.855 |
Nova Campo Grande |
176 |
181 |
357 |
|
Novo Brasil |
1.493 |
1.568 |
3.061 |
|
Novo Horizonte |
1.442 |
1.435 |
2.877 |
|
Operário |
1.505 |
1.504 |
3.009 |
|
Piranema |
957 |
936 |
1.893 |
|
São Gonçalo |
371 |
385 |
756 |
|
Vale dos Reis |
1.532 |
1.605 |
3.137 |
|
Vila Independência |
2.679 |
2.799 |
5.478 |
|
Vista Dourada |
1.384 |
1.344 |
2.728 |
|
Total |
12.958 |
13.193 |
26.151 |
Fonte: IBGE (2010) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento
da Cidade e Meio Ambiente (SEMDEC).
REGIONAL XI
REGIÃO ADMINISTRATIVA |
BAIRRO |
HOMENS |
MULHERES |
TOTAL |
Região XI |
Campo Belo |
632 |
625 |
1.257 |
Itapemirim |
1.227 |
1.308 |
2.535 |
|
Maracanã |
1.269 |
1.301 |
2.570 |
|
Rosa da Penha |
1.820 |
1.992 |
3.812 |
|
São Benedito |
865 |
932 |
1.797 |
|
São Geraldo II |
1.152 |
1.211 |
2.363 |
|
Vila Isabel |
994 |
1.031 |
2.025 |
|
Total |
7.959 |
8.400 |
16.359 |
Fonte: IBGE (2010) e Secretaria Municipal de
Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (SEMDEC).
REGIONAL XII
REGIÃO ADMINISTRATIVA |
BAIRRO |
HOMENS |
MULHERES |
TOTAL |
Região XII |
Campina Grande |
1.492 |
1.477 |
2.969 |
Formate |
57 |
57 |
114 |
|
Jardim Campo Grande |
1.458 |
1.499 |
2.957 |
|
Padre Gabriel |
2.352 |
2.358 |
4.710 |
|
Parque Gramado |
519 |
519 |
1.038 |
|
Santa Bárbara |
2.559 |
2.681 |
5.240 |
|
Santo André |
2.109 |
2.205 |
4.314 |
|
Tiradentes |
398 |
421 |
819 |
|
Total |
10.944 |
11.217 |
22.161 |
Fonte: IBGE (2010) e Secretaria Municipal de
Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (SEMDEC).
REGIONAL XIII e XIV
REGIÃO ADMINISTRATIVA |
BAIRRO |
HOMENS |
MULHERES |
TOTAL |
Região XIII e XIV
|
Área não identificada 2 |
11 |
7 |
18 |
Cariacica (demais setores) |
2.301 |
2.177 |
4.478 |
|
Total |
2.312 |
2.184 |
4.496 |
|
* Área não identificada 2: Extensa área verde e de manguezal, de ocupação humana quase inexistente, localizada no extremo leste do município, limitando-se por: Canal de Vitória, Foz do Rio Bubu e pelos bairros Nova Canaã e Porto Novo.
** Cariacica (demais setores): classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que corresponde a reunião de todos os setores do município que não estão dentro dos limites de um bairro (Setores Rurais) |
Fonte: IBGE (2010) e Secretaria Municipal de
Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (SEMDEC).
2.
JUSTIFICATIVA DO PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA
A Segurança
Pública é um tema complexo, amplo e delicado, e no qual os municípios,
especialmente na última década, têm desempenhado um importante papel na tomada
de decisões, no desenvolvimento e na execução de políticas públicas, em
especial, na área da segurança pública e na prevenção e combate à violência e à
criminalidade.
Segundo
pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística
(IBOPE), em outubro de 2011, a pedido da Confederação Nacional da Indústria
(CNI), a segurança pública e a questão das drogas foram apontadas como segundo
e terceiro lugar no “ranking” de principais problemas do país, sendo que, para
51% da população, a segurança pública no Brasil foi classificada como ruim ou
péssima.
A partir do
ano 2000, ocorreram mobilizações governamentais significativas nas esferas
federal, estadual e municipal, bem como, em 2001, com a aprovação do Estatuto
das Cidades, Lei Federal nº. 10.257/2001, que regulamentou os artigos 182 e 183
da Constituição Federal.
Coube,
então, ao município articular os esforços das esferas governamentais e
sociedade civil organizada, a viabilização de recursos humanos e materiais
necessários, para garantir o cumprimento dessas políticas públicas, que não se
restringem aos setores ligados à segurança, como, também, ao planejamento e
desenvolvimento de ações nos âmbitos social, econômico e ambiental.
A partir
dessa necessidade, os municípios, articulados com os Governos Federal e
Estadual, precisam assumir seu papel como protagonistas na prevenção à
violência, por meio de políticas públicas, uma vez que a insegurança está
diretamente relacionada à qualidade de vida dos munícipes.
3.
OBJETIVO DO PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA
O Plano
Municipal de Segurança Pública tem como principal objetivo promover a gestão
integrada das ações dos setores de segurança nas três esferas do Poder
Executivo ((Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda
Municipal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal), utilizando-se do
Gabinete de Gestão Integrada Municipal, do Observatório Municipal de Segurança
Pública e do Conselho Municipal de Segurança - COMSEG, este representado por
vários órgãos da gestão pública e segmentos da sociedade civil organizada.
Também são
objetivos do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social:
•
Apresentar ações estratégicas alinhadas aos objetivos da Política Nacional de
Segurança Pública e Defesa Social;
• Definir
metas estratégicas e indicadores, alinhados aos objetivos da Política Nacional
de Segurança Pública e Defesa Social e às ações estratégicas apresentadas;
•
Estabelecer estratégias de governança e gerenciamento de riscos com vistas à
plena execução, o acompanhamento e a avaliação do PMSP;
Essa gestão
visa disponibilizar recursos humanos e materiais para garantir a implantação
das políticas públicas.
O Plano
Municipal de Segurança Pública visa aprimorar o sistema de segurança pública no
município de Cariacica, por meio de ações de modernização, ampliação, proteção
do patrimônio público, qualificação e interação das forças de segurança, além
de adequar o município ao atendimento das diretrizes implantadas pelo Sistema
Único de Segurança Pública - SUSP, definirá as metas e ações, para que os
Governos da União, do Estado e do Município planejem e incluam em seus orçamentos
e Planos Plurianuais – PPA, programas e projetos voltados à prevenção e o
combate à violência e à criminalidade, incluindo ações de assistência social,
educacional, cultural, esportiva e de infraestrutura urbana.
Assim, o
Plano Municipal de Segurança Pública busca aprimorar e otimizar a estrutura
político-administrativa da Secretaria Municipal de Defesa Social para articular
e integrar a Guarda Civil Municipal de Cariacica às comunidades e aos demais
órgãos da administração pública municipal, mobilizando esforços, equipamentos e
recursos para, através de estratégias de prevenção, promover, garantir e manter
a paz social a partir do combate permanente à criminalidade e às várias formas
da violência, em especial contra os mais vulneráveis, com especial enfoque na
proteção à criança e ao adolescente.
Desta
forma, o Plano Municipal de Segurança Pública tem ainda como metas reduzir a
taxa municipal de homicídios para abaixo de 16 mortes por cada 100 mil
habitantes até o ano de 2030, bem como reduzir a taxa de lesão corporal seguida
de morte para abaixo de 0,30 mortes por cada 100 mil habitantes até o ano de
2030, estimulando e criando ações de prevenção e combate à violência, com
prioridade para aquelas relacionadas à letalidade da população jovem, negra,
das mulheres e de outros grupos em situação de vulnerabilidade.
4.
DIAGNÓSTICO DE VIOLÊNCIA URBANA
O mapa dos
crimes na cidade de Cariacica revela que existe uma espacialização diferenciada
dos crimes contra o patrimônio e de homicídios. Os bairros mais ao centro da
cidade possuem melhores condições de vida, de acordo com a classificação do
IBGE, e concentram uma maior taxa dos crimes contra o patrimônio e uma
proporção menor de homicídios, os quais têm maior concentração nos bairros
periféricos, onde se encontram as piores condições de vida, segundo o IBGE
(2017).
4.1
HOMICÍDIOS
Com uma
população estimada de 378.603 habitantes, segundo dados da Secretaria Estadual
de Segurança Pública (SESP), e com o Índice de Desenvolvimento de Humano (IDH)
de 0,718, Cariacica é a terceira cidade mais populosa do Estado.
Dados
fornecidos pelo Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado da
Segurança Pública e Defesa Social (SESP) e pelo Departamento Especializado de
Homicídios e Proteção à Pessoa (Polícia Civil) indica que o município de
Cariacica registrou 122 homicídios em 2022, dominando o ranking dos municípios
mais violentos do Espírito Santo.
A taxa de homicídios de 32,49 mortes por 100 mil habitantes, quando comparado com a média da Região Metropolitana da Grande Vitória, de 27,16 mortes por 100 mil habitantes e do Estado do Espírito Santo, de 25,23 por 100 mil habitantes, confirma a violência que se perpetua em Cariacica, conforme tabela a seguir:
Segundo o
Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, por meio do Portal Cidadesusp, a taxa de homicídios dolosos em Cariacica caiu
de 41,2 para 35,71 entre 2018 e 2021. Isso representa uma redução de 13,33%
nesse período.
No último
ano disponível, a performance foi pior do que a taxa nacional, pior do que a
taxa estadual e pior do que a da taxa da região metropolitana.
Fonte: Sistema
Nacional de Informações de Segurança Pública. Disponível em https://cidadesusp.mj.gov.br/dashboard/diagnostico-municipal/relatorio-executivo.
Acesso em 09 de maio de 2023.
Há de se
verificar, porém, que, apesar de nefasto, os dados apresentam uma redução
significativa na taxa de homicídios nos últimos dez anos. Em 2012 a taxa
indicava 81,71812 mortes por 100 mil habitantes, já em 2022 a taxa foi de
32,49001.
Para
alcançar os objetivos planejados, há necessidade de reduzir para 16 mortes por
100 mil habitantes até 2030, o equivalente a 53% do total de homicídios
ocorridos no ano 2022, quando foram registrados de 122 mortes.
4.2
CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO
A base
de dados do Painel de Crimes Contra o Patrimônio, da Secretaria de Estado da
Segurança Pública e Defesa Social, indica aumento gradativo dos crimes contra o
patrimônio no município de Cariacica, entre os anos 2020, 2021 e 2022, saltando
de 6.859 ocorrências em 2020 para 9.113 em 2022, o que representa um aumento de
32,86%.
Com o
registro de 9.113 ocorrências, o município de Cariacica, no ano 2022, ocupou a
quarta posição no ranking[1] dos municípios que apresentaram a maior
quantidade de crimes contra o patrimônio no Estado.
5.
DESAFIOS, AÇÕES E RESULTADOS ESPERADOS
Amparado
nos dados qualitativos e quantitativos citados na introdução deste plano e num
detido estudo de cenário acerca de todas as variáveis que incidem no bem-estar
e na segurança das pessoas, foram delineados os desafios, as ações, bem como os
resultados esperados com a implementação do presente Plano Municipal de
Segurança.
5.1
Medidas de Cooperação entre Município e Órgãos Federais e Estaduais
5.1.1
Desafio 1
O
município, como ente federado do Estado organizado, é parte nos deveres perante
a sociedade, em garantir o direito à segurança pública. Por ser a esfera mais
próxima das comunidades, assume a posição de prestar contas à sociedade no que
diz respeito às políticas locais de segurança pública.
A
Secretaria Municipal de Defesa Social é responsável por garantir a segurança
pública em sua cidade, e para alcançar esse objetivo, trabalha em estreita
colaboração com a Guarda Civil Municipal, bem como com as polícias Civil e
Militar. Juntos, esses órgãos de segurança colaboram para identificar ameaças,
prevenir crimes e responder prontamente a qualquer emergência que possa
ocorrer. O objetivo final é proporcionar à população uma sensação de segurança
constante, o que é fundamental para o bem-estar geral e a qualidade de vida da
comunidade.
A participação
do executivo local se faz imprescindível justamente na condução da aplicação
desta política, respeitando as peculiaridades da cultura, das condições
geográficas e demográficas, entre outras características que influenciem
programas estratégicos.
5.1.1.1
Ações
• Ação
1:
Manutenção
e constante integração entre as forças policiais junto à Comunidade, por meio
do Conselho de Segurança Pública e Defesa Social, nos moldes da Lei nº 13.675
de 11 de junho de 2018[2]
• Ação
2:
Apoiar a
ampliação dos programas comunitários de segurança, com ênfase:
a. Promover a cooperação entre a Guarda Civil
Municipal e a Polícia Militar no sentido de ampliar o policiamento ostensivo
preventivo.
• Ação
3:
Apoiar as
operações integradas de Força-Tarefa[3]
5.1.1.2
Resultados Esperados
· Aumento do efetivo destinado ao
policiamento ostensivo preventivo;
· Completa integração das ações realizadas
pelas Polícias Civil e Militar com
· aquelas procedidas pela Guarda Civil
Municipal;
· Redução dos problemas relacionados a
Perturbação do Sossego como
· organização de bailes funks e festas em
bares e via pública;
· Participação da Comunidade sem desfigurar
os fatores
· técnicos e operativos das ações de
segurança que forem necessárias realizar;
· Criação de um banco de dados integrado a
ser compartilhado com estas
· secretarias municipais, além das Polícias
Estaduais, Federal, Ministério Público e Conselhos Tutelares;
· Criação de uma comissão interdisciplinar e
intergovernamental formada pelas
· Secretarias de Segurança, Educação, Saúde,
Urbanismo, Turismo, Obras, Trânsito e Transporte, Promoção Social e Serviços
Públicos.
5.1.2
Desafio 2
Cariacica
está entre as cidades que se tornaram polos regionais com grandes redes
varejistas e atacadistas. Tal condição já pode ser considerada razão de
preocupação especial, pois cidades com estas características apresentam
geografia e sazonalidade populacional propensa à formação de redes de
prostituição, consumo de drogas e o consequente tráfico de varejo. Tal
estrutura favorece o aliciamento de jovens adolescentes carentes de ambos os
sexos para a prostituição e pequenos delitos.
Enfrentar
este quadro pressupõe a quebra de um ciclo vicioso a partir de ações pontuais,
propondo uma prevenção ativa e planejada de forma sistêmica. Este plano propõe
foco à fiscalização rigorosa dos bares, boates e eventos em geral, além do
amplo fortalecimento de campanhas educativas com forte presença dos veículos de
comunicação.
5.1.2.1
Ações
• Ação 4:
Apoiar a
atuação do Conselho Municipal Antidrogas no município com ações que visem
favorecer a troca de informação e a cooperação na articulação de campanhas de
esclarecimento e prevenção ao uso de entorpecentes.
• Ação
5:
Desenvolver,
por meio da patrulha escolar da GCM, de forma articulada com entidades
especializadas da sociedade civil e órgãos governamentais, campanhas de
esclarecimento e prevenção ao uso de entorpecentes, especialmente dirigidas às
crianças, adolescentes e jovens, que são considerados os grupos de risco, e aos
jovens na faixa dos 18 aos 21 anos. O trabalho articulado pela Guarda Civil
Municipal pode congregar ações como o Programa Educacional de Resistência às
Drogas – PROERD da Polícia Militar, bem como a construção de uma política
própria de prevenção às drogas, a partir da sistematização de ações preventivas
e da ocupação do espaço escolar com políticas de inclusão e debates sobre a
violência e a transformação social.
5.1.2.2
Resultados Esperados
• Fortalecimento
das ações promovidas pela Patrulha Escolar (GMC);
• Campanhas
realizadas nas escolas em áreas críticas do município;
• Redução
progressiva do uso de entorpecentes por crianças, adolescentes e jovens.
5.2 Medidas
no Âmbito da Municipalidade
5.2.1
Desafio 3:
Com o
objetivo de integrar todos os órgãos de segurança no planejamento e execução de
medidas que visem aumentar a qualidade de vida das pessoas, com foco na
segurança do cidadão, na identificação qualificada do problema e num plano de
solução continuada, o GGIM[4] (Gabinete de Gestão Integrada Municipal)
é o organismo facilitador para a articulação dessas ações e o seu
fortalecimento irá garantir de forma técnica a análise e monitoramento.
5.2.1.1
Ação
Ação 6:
Criação e
estruturação de mapas das ocorrências criminais georreferenciadas, de forma a
servir de instrumento técnico na identificação de problemas e análise dos
resultados obtidos dentro de um espaço e tempo.
5.2.1.2
Resultados Esperados
• Aumento
do grau de confiabilidade dos dados, envolvendo análise criminal e outras
informações referentes ao espaço público urbano;
•
Profissionalização das discussões técnicas para identificação, análise,
resposta e avaliação de um problema;
• Obtenção
de melhores instrumentos para subsidiar de forma efetiva, por meio do Gabinete
de Gestão Integrada Municipal, o planejamento e execução das operações de
Força-Tarefa e outros programas de interesse da segurança pública;
• Maior
integração entre os órgãos de todos os órgãos participantes.
5.2.3
Desafio 4
A reestruturação
da Guarda Civil Municipal será fundamental na necessidade de implementação de
uma política de segurança pública municipal com caráter preventivo e
comunitário. Tal reestruturação passa pela capacitação permanente do efetivo,
de forma a estar comprometido com a execução de programas de policiamento
local, voltados à prevenção primária das causas da delinquência e da violência,
com um caráter cooperativo e participativo às ações desenvolvidas pelas
polícias estaduais.
2.2.3.1
Ação
Ação 07:
Fortalecer
e apoiar Institucionalmente a Ouvidoria da Guarda a Civil Municipal visando
aprimorar os processos de comunicação interna e externa com a corporação;
Ação 08:
Fortalecer
e aperfeiçoar a Corregedoria da Guarda Civil Municipal, criando procedimentos
que estimulem a lisura e a transparência nos processos internos, e sobretudo,
motive a reeducação profissional.
Ação 09:
Reaparelhar
a Guarda Civil Municipal visando a aquisição de equipamentos, viaturas, armas
letais e não letais, no sentindo de fortalecer a identidade institucional da
corporação e sobretudo aumentar a qualidade dos serviços prestados;
Ação 10:
Investir em
qualificação a todos os integrantes da Guarda Civil Municipal;
Ação 11:
Reestruturar
administrativamente a Guarda Civil Municipal de Cariacica e desenvolver o plano
de carreira garantindo a progressão funcional a todos os integrantes da
corporação;
5.2.3.2
Resultados Esperados
§ Valorização profissional dos integrantes
da GCM por meio da qualificação do capital humano intangível da instituição;
§ Aumento da capacitação técnica;
§ Gestão do conhecimento e aprendizado
organizacional permanente no âmbito da secretaria municipal de Defesa Social e
das políticas municipais de prevenção à violência;
§ Melhoria acentuada das condições de
trabalho da GCM
5. .2.4
Desafio 5:
O Guarda
Civil Municipal, por meio da sua presença ostensiva, produz por si, uma forma
de ação preventiva, porém, insuficiente. Esta presença deverá ser combinada com
ações comunitárias proativas visando resgatar valores morais, cívicos e
educacionais para a não violência. O emprego da GCM em ações de prevenção nos espaços
escolares e seu entorno, se constituem atualmente em pontos essenciais para a
definição de uma política de segurança pública. A ação de gangues ou grupos de
adolescentes e jovens violentos, os atos de vandalismo contra edifícios e
equipamentos escolares, as ameaças a professores e funcionários, tende a se
transformar em focos de afirmação e de propagação da cultura da violência.
5.2.4.1
Ação
Ação 12:
Fortalecer
e ampliar as atividades da Patrulha Escolar, com ênfase a:
a. Ampliar
as atividades da Guarda Civil Municipal em projetos voltados à juventude para a
prevenção da violência e da criminalidade, com o objetivo de consagrar a
vocação comunitária das políticas municipais, permitindo que estes jovens, em
contato com os Guardas, sejam transformados em agentes de cidadania.
Ação 13:
Fortalecer
e ampliar o Patrulhamento Preventivo da Guarda Civil Municipal, com ênfase a:
a. Promover
a integração continuada e sistemática dos órgãos municipais e estaduais, no
exercício cotidiano das atividades de patrulhamento ostensivo e preventivo, de
forma a favorecer o melhor controle do espaço público urbano, visando enfrentar
os problemas relacionados a desordem física e social com envolvimento dos
órgãos e a participação direta da comunidade local. A partir dessa integração,
é possível atribuir a Guarda Civil Municipal algumas competências relacionadas
a fiscalização de posturas, trânsito e meio ambiente, uma vez que por definição
esse é um policiamento local e definido por território o que favorece todo o
planejamento focado no controle do espaço urbano.
5.2.4.2
Resultados Esperados
·
Integração operacional das
ações de patrulhamento da Guarda Civil Municipal nos locais de maior incidência
criminal, particularmente nas escolas e praças públicas, pela proposição de um
plano de policiamento preventivo ostensivo, por setores operacionais;
·
Aumento da confiança
comunitária nas agências de segurança pública;
·
Diminuição da violência, do
tráfico, do uso e porte de entorpecentes nas escolas e seu entorno;
·
Maior sensação de segurança
por parte da população fixa e flutuante.
5.2.5
Desafio 6:
A segurança
do munícipe no uso dos espaços públicos é um componente essencial da qualidade
de vida das cidades contemporâneas. É fato que existe uma relação
físico-urbanística com a incidência dos crimes. É preciso interferir no meio
urbano para conseguir modificar as pontuações geográfica de instalação do
crime. O imperativo é que as ações visem desmontar o cenário favorável à
instalação da cadeia da delinquência.
5.2.5.1
Ação
Ação 14:
Garantir o
Direito de Vizinhança, com ênfase a:
a.
Intensificar as atividades da Força-Tarefa composta pela prefeitura municipal
por meio da GCM e das polícias Civil, Militar e outros órgãos municipais,
visando garantir o sossego público através da fiscalização da utilização
abusiva de equipamentos de som e de estabelecimentos que perturbem a
vizinhança, como bares, casas noturnas, realização de shows e similares.
Ação 15:
Investir em
aparato tecnológico visando a redução dos indicadores de violência e crimes
contra pessoas e patrimônio, por meio da ampliação do sistema de videomonitoramento
e implantação de câmeras com sistema OCR para leitura e identificação de
veículos, além de outras tecnologias associadas;
Ação 16:
Implementar
Programa de Recuperação de Espaços Públicos, na seguinte conformidade:
a. Com base
em informações georreferenciadas e análise dos espaços que estão em constante
exposição a desordem física ou social, será oferecido as secretarias
responsáveis, relatório técnico circunstanciado, propondo intervenções que
assegurem o aumento da sensação de segurança. A ideia central com as
intervenções urbanísticas é provocar a mudança de comportamento das pessoas que
frequentam esses espaços, aumentando desta forma a vigilância natural sobre o
espaço degradado.
5.2.5.2
Resultados Esperados
· Redução geral e progressiva nos crimes de furtos
e roubos que envolvem veículos;
· Maior sensação de segurança;
· Participação das pessoas nas intervenções urbanísticas
dos espaços inseguros;
· Racionalização do efetivo da Guarda Civil Municipal.
6.
ANÁLISE INSTITUCIONAL
Durante as
reuniões mensais do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), onde
estão representados os diversos órgãos da administração estadual e municipal
envolvidos direta ou indiretamente com a temática da segurança pública, são
realizados os diagnósticos que ajudarão a formar as diretrizes do Plano
Municipal de Segurança Pública.
Cumpre
esclarecer que, assim como os dados situacionais se modificam ao longo do
tempo, as ações institucionais seguem da mesma forma, sendo necessária uma
constante atualização destas.
Como o
enfrentamento à violência e à criminalidade em Cariacica não poderá nunca ser
uma ação isolada, várias forças e sistemas de ações que buscam esse caminho trabalham
em ações integradas no município.
A
Secretaria Municipal de Educação possui projetos que contemplam 50 mil alunos
da rede municipal de ensino, num total de 127 unidades escolares do município.
Assim, a
SEME possui o projeto “Força no Esporte”, que conta com o apoio da Polícia
Militar do Espírito Santo e do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, bem como
o projeto “Banda na Escola”, este, em conjunto com o 38º BI.
O projeto
“Patrulha Escolar” da Guarda Municipal, visita as escolas do município buscando
a proximidade com os alunos com apresentações de palestras interativas
oficinas, possuindo um número de telefone específico para acionamento pelas
escolas, em caso de necessidade.
O projeto
de “educação para o trânsito”, iniciado pela gerência de trânsito da SEMDEFES
em 2021, é realizado através de peças educativas e fantoches com foco na
conscientização dos alunos da rede pública municipal sobre as leis de trânsito.
O comitê de
políticas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social se reúne semanalmente,
direcionando as ações da SEMAS nos diversos níveis de complexidade e faixa
etária, como a abordagem a pessoas em situação de rua o, com amplo espectro de
atendimento social, o “programa de erradicação do trabalho infantil”,
“apadrinhamento sócio afetivo” e “família acolhedora”, o projeto de “Proteção
ao Idoso e ainda o projeto de residência inclusiva.
Polícia
Militar também atua dentro do município, realizando além dos serviços mais
cotidianos, como a repressão ostensiva a criminalidade, projetos sociais, entre
outros, como o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, que
consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado,
chamado Policial PROERD, professores, especialistas, estudantes, pais e
comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a
violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as
pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a
resistirem à elas.
Rotineiramente
são realizadas ações integradas de fiscalização e abordagens, com a
participação de diversas secretarias municipais, bem como da Guarda Municipal,
Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
6.1
OUVIDORIA MUNICIPAL
A Ouvidoria
Municipal tem como principal objetivo aproximar os munícipes e a Administração
Pública, visando à detecção de demandas e das áreas que necessitam de aplicação
de recursos financeiros e mobilização das equipes técnicas e operacionais,
colaborando para a maior eficiência na gestão pública.
Cabe à
Ouvidoria Municipal disponibilizar canais de comunicação acessíveis e diretos,
buscando sempre a mediação de conflitos e impasses entre os munícipes e a
Administração Pública, possibilitando o exercício da participação democrática e
na tomada de decisões mais assertivas.
6.2 GUARDA
MUNICIPAL
As Guardas
Municipais foram regulamentadas apenas em 1988, pela Constituição Federal, pelo
artigo 144, parágrafo 8º. que autoriza aos municípios, por meio de Lei
Estadual, constituir Guarda Municipal destinada à proteção de seus bens,
serviços e instalações, conforme dispuser a Lei.
Ainda no
âmbito federal, as Guardas Municipais contam com o Ministério da Justiça, por
meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que faz a gestão das
políticas públicas sobre o tema, com o Sistema Integrado de Prevenção à
Violência e à Criminalidade e o com o Conselho Nacional das Guardas Municipais.
No
município de Cariacica, a Lei 6.152, de 6 de maio de 2021 que alterou a lei n°
6.024, de 2019, que autorizou a criação da Guarda Municipal de Cariacica,
incluindo nesta a criação de uma Ouvidoria exclusiva para a corporação, o que
não estava previsto na legislação original, e que era necessária para atender
aos parâmetros da legislação federal.
A Guarda
Municipal de Cariacica atualmente possui 43 agentes atuando de forma integrada
com as demais forças policiais e contribui para ações de segurança, além de
realizar patrulhamento nos bairros e em equipamentos públicos como praças,
escolas, unidades de saúde e demais órgãos da administração.
6.3
OBSERVATÓRIO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL – OSEP – Municipal
O
Observatório Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – OSEP – Municipal,
no âmbito da Secretaria Municipal de Defesa Social – SEMDEFES, foi criado por
meio do Decreto nº 265/2022, em atenção à Lei Federal nº 13.675/2018, que criou
a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e instituiu o Sistema Único
de Segurança Pública – SUSP, bem como à Portaria MJSP Nº 114, de 29 de julho de
2022, que Institui o Programa Nacional de Fortalecimento da Gestão Municipal de
Segurança Pública como instrumento de realização de ações estratégicas para o
cumprimento de metas do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.
O OSEP –
Municipal tem como objetivo a elaboração de diagnósticos e Plano Municipal de
Segurança Pública e Defesa Social, a partir de dados e informações de fontes
públicas ou privadas, tendo ainda como competências nas esferas da segurança
pública, defesa social, justiça criminal, proteção social e áreas correlatas.
Compete
ainda ao OSEP- Municipal contribuir com a gestão das informações, produzir
diagnósticos qualificados, padronizar a coleta, análise e divulgação dos dados
e informações públicas, produzir dados e informações qualificadas, monitorar,
avaliar e subsidiar políticas, programas e projetos públicos, proporcionar
transparência às informações obtidas, democratizar o acesso às informações,
elaborar relatório mensal sobre a situação da violência e criminalidade no
Município e encaminhar ao Gestor Público e ao GGIM e incentivar a produção
científica e a participação social.
6.4 CENTRAL
DE CERCO INTELIGENTE
O sistema é
o maior do Estado do Espírito Santo, com 46 barreiras instaladas em pontos
estratégicos da cidade que auxiliam as forças de segurança a identificarem
veículos roubados e ligados a qualquer tipo de crime.
Atua como
ferramenta para melhorar a segurança no município de Cariacica, além fornecer
dados para a Guarda Municipal e polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária
Federal.
As câmeras
do Cerco Inteligente de Cariacica são capazes de fazer a leitura das placas de
todos os veículos que passarem pelas barreiras onde elas estão instaladas. Caso
a placa tenha alguma restrição de furto e roubo, ou se estiver associada a
algum tipo de crime, um sinal sonoro será emitido na central. Veículos sem
placas também poderão ser identificados por cor e modelo.
Após o
sinal ser emitido, o alerta é enviado para as viaturas da Guarda Municipal de
Cariacica e para as demais forças de segurança, que poderão abordar o veículo.
O sistema
em Cariacica conta com um diferencial: o Cerco Móvel. Os agentes nas ruas
poderão fazer o monitoramento em locais onde não há câmeras instaladas, por
meio de um dispositivo móvel, o que amplia a área de abrangência do sistema. Os
dados registrados pela câmera móvel serão lidos pelos agentes em um aplicativo.
O Cerco
Inteligente de Cariacica é ligado a um sistema nacional e será integrado com
todas as forças de segurança: agentes de trânsito, Guarda Municipal de
Cariacica, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, além de
trabalhar em parceria com cercos eletrônicos de outros municípios do Estado.
Esse
sistema é um grande investimento da administração municipal para proporcionar
mais segurança para a população e fortalecer a integração das forças de
segurança municipal, estadual e federal
As equipes
que vão operar o sistema passaram por um treinamento e já estão aptas a atuarem
no Cerco Inteligente de Cariacica.
6.5 SISTEMA
DE ALERTA DAS ESCOLAS (APLICATIVO SEGURANÇA NAS ESCOLAS)
Trata-se de
um dispositivo que aciona a Guarda Municipal, em tempo real, a qualquer alerta
de perigo dentro das dependências das 127 escolas de gestão do município de
Cariacica. Profissionais estratégicos vão controlar o dispositivo e serão
treinados para o acionamento correto em caso de emergência, Além da adoção de
rigoroso protocolo de proteção e reação em caso de ameaça real.
O
“Aplicativo Segurança nas Escolas” faz parte de uma série de medidas que estão
em fase de implementação nas escolas de Cariacica para auxiliar na segurança de
alunos, professores e toda a comunidade escolar. Durante o mês de abril deste
ano os diretores passaram por treinamentos acerca do acionamento e a ferramenta
já está apta para uso.
O
acionamento é realizado por meio de um aparelho telefônico que poderá ser
acionado a qualquer momento pelas pessoas cadastradas. Após o pedido de
socorro, uma mensagem irá aparecer na tela do computador, na Central do Cerco
Inteligente da Guarda Municipal de Cariacica. Na informação, o agente saberá a
unidade e o endereço de onde partiu o chamado. Imediatamente, a viatura da
Patrulha Escolar que estiver mais próxima será encaminhada para o local. Nesse
momento, a pessoa que acionou o botão receberá uma mensagem, onde saberá que o
pedido foi atendido.
Esse
projeto conta com a parceria da Polícia Militar e da Polícia Civil e ainda
poderá contar com a colaboração da Policia Rodoviária Federal, por meio de um
termo cooperação técnica firmado entre a Prefeitura e o órgão federal.
O
aplicativo é seguro e de fácil manuseio, e faz parte da estratégia de segurança
pública implementada por meio do Cerco Inteligente da Guarda Municipal de
Cariacica.
Além do
“Aplicativo Segurança nas Escolas”, as unidades também contam com auxilio na
entrada e na saída dos alunos e funcionários, bem como com visitas
tranquilizadoras, onde os agentes entram na unidade de ensino e conversam com
diretores, professores e alunos, a fim de gerar laços e ampliar a presença
junto à comunidade escolar, auxiliando na construção de uma relação de
cooperação e transparência entre o cidadão e as forças de segurança.
6.6
PATRULHA ESCOLAR
Nos últimos
anos o Brasil está convivendo com cenas aterrorizantes nas escolas e creches
nas diversas regiões nacionais, onde crianças e professores foram assassinados.
Não há como
mensurar o valor de uma vida humana, sendo o Estado o responsável pela
incolumidade de seus cidadãos, cabendo-lhe medidas preventivas e repressivas
contra atos que violentem a sociedade.
Atualmente
a apreensão de armas e narcóticos se eleva nas instalações escolares, sendo
apenas uma pequena parcela do que trafega entre alunos e criminosos.
Já é
pacífico que o combate ao narcotráfico reduz a criminalidade, mas não se pode
utilizar, nas escolas e creches, o mesmo modus operandi que as tropas
policiais empregam nos redutos do tráfico de drogas, sendo necessário
modalidades com a mesma eficácia, porém, com técnicas adequadas para os
ambientes frequentados por crianças e educadores.
Neste
sentido que a Guarda Civil do município de Cariacica intenta em implantar
equipes K9, constituídas de cães detectores de armas e narcóticos, socializados
com crianças e Agentes de Segurança habilitados a conduzirem estes animais nas
Patrulhas Escolares para mitigar a violência no âmbito das instituições de
ensino e seus arredores.
6.7
CORREGEDORIA DA GUARDA MUNICIPAL
A
Corregedoria da Guarda Municipal é exercida por profissional com formação em
ciências jurídicas, nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, cabendo ao
Corregedor executar o controle interno, inspecionar administrativamente e
verificar o atendimento por parte dos guardas municipais às normas internas.
A atuação
da Corregedoria é de ordem consultiva e promove ainda a apuração formal das
possíveis irregularidades e transgressões praticadas por guardas municipais,
sugerindo à aplicação de penalidades cabíveis previstas na Lei Municipal nº
6.161/2021, que institui o regulamento disciplinar da Guarda Municipal de
Cariacica.
6.8 GERÊNCIA
DE TRÂNSITO
Fiscaliza e
promove o cumprimento das regras a motoristas, motociclistas, ciclistas e
pedestres de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), controlar o
tráfego, realizar fiscalizações e abordagens e trabalhar de forma integrada com
a Guarda Municipal e as forças de segurança Estadual e Federal.
Além dessas
ações, os agentes de trânsito também promovem a educação no trânsito, nas ruas
e nas escolas, com o objetivo de construir condutores cada vez melhores.
6.9 CENTRAL
DE VIDEOMONITORAMENTO
A Central
de Videomonitoramento de Cariacica possui 111 câmeras instaladas funcionando 24
horas em 43 bairros. Elas são instaladas de acordo com o chamado "Mapa do
Crime", elaborado pela Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES) por meio
do quantitativo de ocorrências registradas pela população.
A Central mantém constante diálogo com as forças de segurança e está integrada ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES).
Além disso,
há processo de integração com as centrais de Vila Velha, Vitória, Serra, Viana,
Guarapari e Anchieta, compartilhando informações em tempo real entre os
municípios.
6.10 DEFESA
CIVIL
A proposta
de pensar a Defesa Civil como instituição estratégica responsável pelas ações e
estruturas de proteção e segurança dirigidas à população surgiu com a
organização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no Decreto nº. 97.274, de 16
de dezembro de 1988.
Para
atender o compromisso firmado na Resolução 44/236, o Brasil elaborou um plano
nacional de redução de desastres para a década de 90 que estabelecia metas e
programas a serem alcançados até o ano 2000 conhecido como Política Nacional de
Defesa Civil - PNDC estruturada nos pilares: prevenção, preparação, resposta e
reconstrução.
6.11
CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA (COMSEG)
O Conselho
Municipal de Segurança – COMSEG tem como objetivo aproximar a população e as
autoridades policiais do município, na busca pela qualidade de vida e segurança
da sociedade.
O COMSEG,
criado pela Lei Municipal 5300, de 2014 e alterada pela Lei 6.396, de 2022 é o
fórum onde a população tem a oportunidade de exercer o direito de participar e
contribuir nas questões voltadas à segurança pública, e se reúne mensalmente na
sede do 6º Batalhão de Bombeiros Militar.
O grande
desafio do COMSEG é sensibilizar a população e garantir a participação das
decisões nas questões voltadas à segurança, entendendo que isso envolve
comprometimento pessoal e das comunidades e que a segurança pública engloba
ações preventivas, desenvolvimento de programas sociais, de infraestrutura
urbana e na oferta de opções para geração de renda e entretenimento.
Assim, a
gestão participativa fica restrita às reclamações e solicitação de serviços,
passando pela pró-atividade das lideranças
comunitárias, que atuam como interlocutores entre a população e as forças de
segurança pública.
7.
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA
Visando ao
cumprimento das metas, ações e prazos estabelecidos, recomenda-se a atualização
do Plano Municipal de Segurança Pública de acordo com o cenário ao término dos
prazos estabelecidos.
Recomenda-se
a emissão de relatórios nos finais de cada período pelos setores da força de
segurança pública, cabendo ao COMSEG, apresentar e divulgar para a população,
os resultados alcançados e promover as correções nos Planos de Trabalho.
Os ajustes
depois de aprovados devem ser incorporados ao Plano Municipal de Segurança
Pública sabendo ainda que mais importante que o confronto é a prevenção,
buscando trabalhar com as causas para não ter que combater as consequências.
8.
CONCLUSÃO
Com base
nas informações apresentadas, é possível afirmar que a adoção do Plano
Municipal de Segurança e Defesa Social será crucial para orientar as ações da
Segurança Pública Municipal e apresentar diretrizes para o desenvolvimento de
políticas públicas nessa área, promovendo uma base sólida e eficiente para a
redução da criminalidade.
Ademais, o
conceito de Segurança Pública não se limita à política do combate à
criminalidade e nem se restringe à atividade policial, consistindo no
desenvolvimento de políticas públicas que visem garantir e assegurar a proteção
dos direitos individuais e o pleno exercício da cidadania.
Embora
dever do Estado, garantido pela Constituição Federal, na esfera federal,
estadual e municipal, a segurança é direto social e responsabilidade de todos.
A segurança
pública deve ser tratada como tema transversal e observada:
1) No
desenvolvimento das Leis de Planejamento (diretrizes orçamentárias, orçamento
anual e plano plurianual);
2) Na
priorização de programas e projetos de inclusão social, cultural, esportiva e
educacional voltados para grupos em situação de vulnerabilidade.
3) Nos
investimentos em infraestrutura urbana, em iluminação pública, em sinalização e
em conservação de locais públicos e de uso comum.
Em relação
à Secretaria Municipal de Defesa Social, há a necessidade de implementar ações
estruturais como:
1) Criação
e implantação do Fundo Municipal de Segurança Pública;
2)
Desenvolvimento de campanhas de sensibilização e conscientização da população
fixa e flutuante sobre cidadania, direitos e deveres de grupos vulneráveis,
visando à prevenção e o combate à violência e à criminalidade;
3)
Formação, capacitação e atualização constante dos efetivos, por meio da
implantação da Escola de Formação e Capacitação de Guardas Municipais e Agentes
de Defesa Civil e de Trânsito;
4)
Reestruturação da Defesa Civil por meio da capacitação, adoção de
geoprocessamento para viabilizar monitoramento efetivo das áreas consideradas
de risco, pelos Relatórios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT e pelo
Plano Municipal de Redução de Riscos – PMRR, bem como a implantação dos Núcleos
de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC);
5)
Elaboração e implantação do Plano Operacional de Trânsito – POT pela Gerência
de Trânsito, incluindo ainda ações de mobilidade urbana, transporte coletivo e
individual (taxis) e preservação do meio ambiente como o controle e combate à
fumaça preta e de outros poluentes sólidos e/ou sonoros;
6) O
fortalecimento do Conselho Municipal de Segurança (COMSEG) como estratégia para
sensibilizar e conscientizar a população quanto à importância da gestão
participativa.
7)
Articulação junto ao Governo do Estado visando aumento do efetivo da Polícia
Civil e Militar;
8)
Aprimorar a Patrulha Escolar com a implantação de equipes K9, constituídas de
Agentes de segurança habilitados e de (02) cães de detecção de armas e
narcóticos;
9)
Continuidade e ampliação do Sistema de Videomonitoramento;
10) Aumento
do efetivo de Guardas Municipais e Agentes de Trânsito.
9.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>
Acesso em 09
mai. 2023.
Lei
6.412/2023, de 05 de janeiro de 2023. Inclui e altera dispositivos da Lei
Municipal N° 6.024/2019 de 07 De novembro De 2019, que dispõe sobre a criação,
organização e atribuições da Guarda Municipal De Cariacica. Disponível em < https://cariacica.camarasempapel.com.br/legislacao/norma.aspx?id=18098&temas=173&ano=2023>.
Acesso em 09 mai. 2023.
LEI
COMPLEMENTAR Nº 111, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2021. INSTITUI O PLANO DIRETOR
MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE CARIACICA, DEFINE OS ZONEAMENTOS URBANOS E RURAIS E
DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Disponível
em < http://www.legislacaocompilada.com.br/cariacica/Arquivo/Documents/legislacao/html/C1112021.html>.
Acesso em 09 mai. 2023.
Lei nº
13.022, de 08 de agosto de 2014. Dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas
Municipais.
Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13022.htm
>. Acesso em 09 mai. 2023.
Lei nº
13.675, de 11 de junho de 2018. Disciplina a organização e o funcionamento
dos órgãos
responsáveis pela segurança pública, nos termos do § 7º do art. 144 da
Constituição
Federal; cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social
(PNSPDS); institui
o Sistema Único de Segurança Pública (Susp); altera a
Lei
Complementar
nº 79, de 7 de janeiro de 1994, a Lei nº 10.201, de 14 de fevereiro de
2001, e a
Lei nº 11.530, de 24 de outubro de 2007; e revoga dispositivos da Lei nº
12.681, de
4 de julho de 2012. Disponível em <https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/588427631/lei-13675-18>.
Acesso em 09 mai. 2023.
Lei nº
12.608, de 10 de abril de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção e
Defesa Civil - PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa
Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC;
autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres;
altera as Leis nºs 12.340, de 1º de dezembro de 2010,
10.257, de 10 de julho de 2001, 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.239, de 4
de outubro de 1991, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996; e dá outras
providências. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12608.htm>.
Acesso em 11 mai. 2023.
[1]
segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
[2] A citada lei federal instituiu o Sistema
Único de Segurança Pública (Susp) e criou a Política
Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), com a finalidade de
preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por
meio de atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de
segurança pública e defesa social da União, dos Estados, do Distrito Federal e
dos Municípios, em articulação com a sociedade. Os Conselhos de Segurança
Pública e Defesa Social congregarão representantes com poder de decisão dentro
de suas estruturas governamentais e terão natureza de colegiado, com
competência consultiva, sugestiva e de acompanhamento social das atividades de
segurança pública e defesa social, respeitadas as instâncias decisórias e as
normas de organização da Administração Pública. Caberá aos Conselhos propor
diretrizes para as políticas públicas de segurança pública e defesa social, com
vistas à prevenção e à repressão da violência e da criminalidade.
[3] Grupo de pessoas especializadas em várias
áreas que, temporariamente, se juntam para realizar determinada missão.
Exemplo: Emprego da Polícia Militar, Polícia Civil, GCM, Secretarias de
Trânsito, Urbanismo na fiscalização de comércios irregulares.
[4] Espaço de deliberação e de execução de
ações, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Cariacica se reuniu
pela primeira vez em 22/02/2013. O município foi o primeiro da Grande Vitória a
se mobilizar para a efetiva implementação do órgão, que conta com
representantes dos governos Estadual e Federal; das polícias Civil, Militar,
Federal e Rodoviária Federal, além do Ministério Público Estadual.